A reabertura das escolas em meio à pandemia do novo coronavírus tem sido discutida em todo o País nas últimas semanas. Segundo levantamento do G1 com dados das secretarias de educação, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo preveem o retorno às aulas presenciais na rede estadual. O Amazonas já retomou as atividades, enquanto a maioria não há data definida. Veja a previsão de volta às aulas no Brasil por Estado.
LEIA MAIS:
- Governo de SP adia retomada das aulas presenciais para 5 de outubro
- Justiça volta a suspender aulas presenciais nas escolas particulares do Distrito Federal
- Coronavírus: como higienizar o ambiente em época de pandemia?
São Paulo
Expectativa de volta às aulas na rede estadual no dia 7 de outubro. Em um primeiro momento, limitação de 35% dos alunos de cada classe por dia.
Rio de Janeiro
Previsão de retomada na rede estadual no dia 5 de outubro, com prioridade para o 9º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio. Nas escolas particulares, retorno no dia 14 de setembro, com um terço da capacidade de alunos nas salas de aula.
Amazonas
Único Estado a ter reaberto as escolas da rede estadual, no dia 10 de agosto.
Pará
Volta às aulas na rede estadual no dia 1º de setembro para os municípios classificados com as bandeiras amarela, verde e azul. Na rede municipal, Belém prevê a retomada em setembro, sem data definida. Sistema será híbrido, alternando aulas presenciais e virtuais.
Santa Catarina
Previsão de reabertura das escolas das redes estadual e particular no dia 13 de outubro, começando com alunos do ensino médio e do ensino técnico. Em Florianópolis, a rede municipal segue o mesmo cronograma, com retomada gradual.
Rio Grande do Sul
Previsão de volta às aulas nas redes estadual e privada na primeira quinzena de setembro, sem data definida, começando pela educação infantil.
Maranhão
Em São Luís, a reabertura das escolas municipais está prevista para setembro, sem data definida. Com turmas reduzidas, as atividades presenciais serão realizadas três dias por semana em alternância com aulas online.
Ceará
Na rede particular, as escolas reabrem no dia 1º de setembro, começando com as creches e a pré-escola em Fortaleza. No entanto, a presença nas aulas será opcional.
Mato Grosso do Sul
Sinalização de retomada no dia 10 de setembro, também de forma escalonada.
Distrito Federal
A rede particular retomaria as aulas em julho, mas decisão foi vetada pela Justiça. Em 25 de agosto, ficou definido que a reabertura das escolas ocorrerá a partir de 21 de setembro. O governo distrital sinalizou que acatará a decisão judicial.
Demais estados
Nos demais Estados, ainda não há previsão de quando as aulas serão retomadas e depende da evolução da pandemia do novo coronavírus. As atividades presenciais estão suspensas em creches, escolas e universidades em todo o País desde março.